Coronavírus e o Algortimo de Identificação das próximas vitimas.

Artigo – Wilson Mendes

Cof, Cof, Cof
Atchin, Atchin…

Nunca antes na história do mundo, a emissão desses universais sons, causaram tanto pânico. Basta ouvirmos para entrar em estado de alerta máximo.

Rico, pobre, afro, branco, gordo, magro, poliglota, anafalfabeto, alto, baixo, jovem, velho, rasta ou careca. Transeuntes identificados por um CEP, vivem tempos assombrosos de desconfiança.

Possuindo semelhança com a gripe, esse devastador e apocalíptico vírus, vem modificando a vida de bilhões de pessoas ao redor do planeta.

Através de serviços de triagem em clínicas e unidades de saúde, ou, das famosas consultas popularescas, é que os primeiros algoritmos para a classificação do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) aparecem; Tosse , febre , dificuldade respiratória, corrimento nasal, dores de cabeça… já apresentam indícios característicos de infeção pelo coronavírus.

Através de uso de inteligência artificial, utilizando algoritmo KNN(K — Nearest Neighbors) “vizinho mais próximo” é possível fazer uma previsão de onde vai ocorrer possíveis novos casos, assim como, regiões geográficas com maior probabilidade de contaminação.

Para identificar os padrões existentes, os cálculos a serem realizados pelo modelo leva em consideração onde esse hospedeiro tráfegou por mais tempo, onde mora, e, as suas rotinas, fazendo uma previsão muito próximo da realidade a partir dos dados que inserimos, com uma margem de acerto considerável. Levando em consideração o período de contágio entre a exposição ao vírus e, o aparecimento de sintomas, é em media, 14 dias, sabendo que, nem todos que hospedam desenvolvem os sintomas e, nem todos que desenvolveu a doença procuraram as unidades de saúde, isso aumenta exponencialmente o risco de contaminação. Para uma contabilização, só são considerados os casos confirmados por unidades de saúde.

Diante dessa pandemia, uma coisa é certa; Deus, o misericordioso, nunca recebeu tantos pedidos, promessas, agradecimentos, apelos, louvores e adoração, de diferentes idiomas ao redor do planeta .

Será que aprenderemos a lição; “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”? Ou, ainda teremos a famosa prova final?

Cá entre nós, acredito também, que muitos desses pedidos foram direto para caixa de spam celestial.

Que o nosso senhor Jesus Cristo nos proteja e abençoe, diante do que está por vir.

wicasame

This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."