Prisão sem muros

Um Pot-pourri de crónicas, artigos e recortes.

Wilson Mendes

Graças a uma complexa rede de aproximadamente 86 bilhões de neurônios, nós pensamos, sentimos, nos emocionamos e interagimos com o mundo. Todas as ações inerentes aos humanos, desde locomoção voluntária, involuntária, pensamentos, memórias, capacidades cognitivas e sensações, somente são possíveis graças aos neurônios.

Cada vez mais espaçadas, estas lembranças são sobrescritas por novas imagens, sabores, cheiros, momentos que ficam armazenados nesse imenso e misterioso banco de dados mental.

Com o passar do tempo, falta de estímulos, estilo de vida e perda natural dos neurônios, acabam no universo do esquecimento.

Será?

Cérebro eletrônico

Quando uma leitura é feita, nossos olhos, que são como câmeras digitais que tiram uma foto a cada 200 milissegundos, fixam em um ponto específico da palavra. Nós olhamos primeiro a palavra, depois o nosso cérebro reconhece o significado. No momento em que o cérebro está processando o significado, se consegue construir representações mentais. E, quanto mais imagens recebemos, mais capacidade o nosso sistema operacional aprende. Essas imagens juntas formam conceitos.

Os registros das redes socias te fazem, muitas vezes, rememorar um museu de grandes novidades, e, através de sinapses neurais comandada pelo cérebro, mestre em criar roteiros de fazer inveja a netflix, apresenta uma nova decoração para os cenários e personagens desse passado continuou disparando os gatilhos mentais, trazendo as sensações daquele pretérito mais-que-perfeito imortalizados nas lembranças.

Se os níveis de endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, são afetados diante de tantos conflitos, desencadeando um grande desequilíbrio para o corpo e mente, tais como; insônia, estresse, ganho de peso, depressão, mau humor e até suicídios. O que você prefere: Se refugiar em centros religiosos, drogas , métodos adivinhadores e álcool, ou formatar o seu cérebro e instalar novos caminhos?

OPINIÃO

E não descartes o que René falou: Em concordância plena, embasada no mestrado em psicologia cósmica de fundo de quintal que possuo, a MATEMÁTICA é, sem sombra de dúvidas, a grande regente desse concerto.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, o resto é por conta da sua poderosa imaginação.

#cronica #leitura

wicasame

This is author biographical info, that can be used to tell more about you, your iterests, background and experience. You can change it on Admin > Users > Your Profile > Biographical Info page."